sexta-feira, 25 de julho de 2014

Resenha: Esc@ndalo

Nome: Esc@ndalo
Autora: Therese Fowler
Editora: Novo Conceito
Páginas: 384
ISBN: 9788581633176







Sinopse:
Quando o pai de Amelia proibiu que ela namorasse meninos como Anthony — sem pai, sem dinheiro, sem tradição —, ele se tranquilizou, afinal, confiava na filha acima de tudo... Mas dois jovens apaixonados certamente não se deixariam abater pelas convenções, ainda mais quando tudo se pode viver no mundo virtual, através de mensagens pelo celular. Envolvidos demais, Amelia e Anthony acabaram trocando mensagens de amor muito particulares, mas que acabaram expostas.
Na confusão entre os limites do que é público e do que é privado, os namorados ultrapassaram a linha da segurança e viram suas vidas destruídas.
Inspirada pelos eventos que afetaram a vida de seu próprio filho, Therese Fowler apresenta-nos um romance jovem e atual, com todas as possibilidades e perigos que são, agora, uma parte inevitável de nossas vidas high-tech.



É bem provável que você, leitor, esteja lendo esta resenha ao mesmo tempo em que navega no Facebook, atualiza seu status no Twiter vê os novos posts de seus amigos no Instagram, e ainda bate papo no Whatsapp com uma ou mais pessoas; pulando de uma tarefa para outra muito rápido e incrivelmente conseguindo assimilar tudo.
Hoje em dia manter-se conectado se tornou uma tarefa cada vez mais fácil, com os celulares se transformando em super eletrônicos que com o tempo se tornaram capazes de fazer as coisas do cotidiano se tornarem simples, usando somente um clique.
Como consequência, expomos nossas vidas nas redes sociais sem parar para pensar no efeito de nossas ações, que pode nos afetar no futuro.
O livro da vez, Esc@ndalo, me fez parar um momento e refletir em como nossa vida virtual pode se tornar um pesadelo de uma hora para outra. Quando vi o livro exposto na livraria e li na capa a sentença: “um Romeu e Julieta de nossos dias” eu comprei na hora. Pensando no belo romance com alguns obstáculos, imaginei que seria como todos os outros livros do gênero romântico; previsível (mas que mesmo assim não consigo deixar de lado). Só que o que me surpreendeu foi a situação vivida pelo casal protagonista, tanto pela gravidade como a questão tão atual que os jovens de hoje encaram.
Amelia e Anthony ficaram juntos por conta do destino e pelo amor pelas artes dramáticas. Mas pertencendo a uma família com recursos, o pai sempre procurou decidir o que era melhor para filha, sem nem ao menos descobrir o que ela desejava. Ele é o típico pai superprotetor e controlador, que planeja tudo da vida da filha. O que não suspeitava, é que Amelia, apesar de sempre obedecer  e ser uma boa menina,  tirar boa notas e seguir os desejos do pai, tinha  planos bem diferentes para o seu futuro, ao lado de Anthony, guardando-os até que pudesse atingir 18 anos e trilhar o seu caminho. Tendo o sonho de fazer parte do mundo do teatro e da música.
Anthony é um rapaz simples e de bom caráter que mantém uma ótima relação com a mãe, ele é inteligente, criativo e bom aluno. Se apaixonou por Amelia mesmo sabendo dos riscos e dificuldades de manter um relacionamento em segredo da família dela.


“Amelia fazia coisas com ele, com seu cérebro, com seu coração, que nenhuma garota fizera antes. Ela conseguia deixá-lo literalmente atordoado só por estar perto o suficiente para ele para ele poder sentir seu cheiro. E seu desejo — bem, bastava dizer que comprovara como funcionava bem a teoria do banho frio. O pior de tudo era também o melhor de tudo:ainda que a ideia o assustasse — como poderia acontecer tão cedo e tão rápido? —, ele sabia que encontrara sua alma gêmea e que sua vida, desde o momento em que pusera os olhos nela, a ela pertencia.”
(Pág. 51)


Como todo casal apaixonado, os dois jovens se encontravam as escondidas e com o auxílio de mensagens de texto e de emails sempre podiam manter contato. Só que, talvez por conta do amor e desejo eles não pensaram que uma demonstração de carinho e paixão pudesse trazer tantos inconvenientes aos dois.
E então aparece o obstáculo que o casal enfrenta na história. O pai de Amelia encontra no notebook da filha fotos “explicitas” de Anthony  e o denuncia alegando que o rapaz seja um pervertido, um perigo para sua filha. Mesmo alegando que ela pediu as fotos de livre e espontânea vontade. O pai se negava de ver que sua filha não era tão inocente e coloca toda a culpa em Anthony, utilizando seu poder e contatos para prender o rapaz. E agora ambos terão que encarar um processo judicial a respeito de algo que dizia respeito somente aos dois mas que por conta da tecnologia se tornou algo público (e em um crime).


“— Bem, para começar, sua mãe deu uma boa ideia da situação quando marcou esta reunião, e eu tenho algumas anotações sobre o caso, mas por que não me conta tudo desde o princípio. Como conseguiu ficar do lado errado em relação a Harlan Wilkes?
(...)
— Eu acabei ficando do lado errado em relação a ele por que me apaixonei por sua filha — disse ele.
— Isso — disse a advogada — vai ser uma coisa bem difícil de consertar.”
(Pág.158)


“— As fotos são minhas, papai — dissera ela, para ser clara. — Fotos que tirei de propósito, de bom grado, por ideia minha, e enviei para ele.
Ele já estava pálido, mas se tornara ainda mais pálido com sua revelação.
— Quando tudo isso acabar — respondera ele —, quando eu conseguir resolver tudo, você pode estar certa de uma coisa: você nunca mais verá aquele rapaz de novo. Eu não quero ser rude com você, Amelia, mas, por Deus, não vou deixá-lo arruinar sua vida.
— Ele não faria isso, mas não importa. Você já fez isso — disse ela.”
(pág.221)


No meio de tantos problemas, o leitor só pode esperar que os dois não acabem como o casal trágico Romeu e Julieta de William Shakespeare.
O livro não possui muita profundidade na sua escrita,  e se prende muito ao processo criminal, dando a parecer que o desfecho da trama ficasse em segundo plano, mas o assunto e a leitura leve são ótimos para suspirar, relaxar e talvez refletir um pouco sobre as armadilhas ocultas da Internet. Esc@ndalo retrata uma história de ficção com um fundo real, que pode ser útil para conscientizar as pessoas de seus modos no mundo virtual.
Os jovens devem ficar atentos ao perigo que estão expostos por divulgar certas coisas e informações particulares, na internet, não se referindo apenas ao sexting (que se trata do envio de fotos e/ou conteúdo impróprio ao parceiro via mensagem) mas a tudo que se faz na internet, que pode ser usada por pessoas má intencionadas.
Por isso, antes de clicar no botão Publicar pare e pense no que está prestes a publicar. Reflita se não terá consequências negativas no futuro.



 Escrito por Ana B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mundo Leitor

É um mundo de palavras
rimadas ou não
pensadas, faladas
escondidas no coração

Mundo que é mágico
faz ser real a imaginação
Mundo que sonhei
E cantei numa canção

Mundo que é capaz
de me tirar daqui
Mundo que me dá paz
Pra dentro de mim posso fugir

Neste mundo me encontro
E as palavras me fazem um favor
Aqui eu sempre viverei
Aqui é o meu Mundo Leitor!


Autora: Dâmaris Góes

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...