quinta-feira, 23 de maio de 2013

Texto de Aniversário - José Luiz Goldfarb

O prazer do prazer da leitura
 
(Foto: Biblioteca Brasiliana Mindlin)

       Para um leitor apaixonado, é possível imaginar um mundo sem livros? Talvez o melhor exemplar em nosso país do “leitor apaixonado”, o saudoso e sempre querido José Mindlin, recentemente lembrado pela mídia, quando da inauguração da Biblioteca Brasiliana da USP, que em um belíssimo e majestoso espaço arquitetônico, abriga sua generosa doação da coleção Brasiliana, que ele mesmo formou ao longo de toda sua vida... José Mindlin tinha uma resposta taxativa: “Num mundo em que o livro deixasse de existir, eu não gostaria de viver”; pois o gosto pela leitura torna-se parte integrante da vida do leitor apaixonado. A dimensão de uma existência ampliada, estendida ao infinito, que extrapola nossa experiência individual na vida, é esta talvez a fonte principal deste prazer pela leitura tão antigo e ao mesmo tempo tão atual. A leitura, pela mágica das letras generosamente oferecidas pelos escritores, permite-nos viver além das fronteiras do espaço e do tempo.

            Mas por que será este prazer está ausente na vida de tanta gente? Afinal,para muitos, a leitura não só não representa uma atividade prazerosa, mas, pelo contrário, uma obrigação muito aborrecida. Para muitos, ler é só por absoluta obrigação. Como nós não nascemos leitores, o processo de introdução à leitura praticado nas escolas deve ter um papel relevante neste desprazer, pois é a escola, para a maioria das pessoas, o local onde a leitura é primeiramente apresentada. E é por este motivo que há tempos educadores têm apresentado alternativas para que a leitura nas escolas seja estimulada não como grade curricular, mas como atividade prazerosa numa “hora da leitura” que constitua em um recreio literário ,e não em uma aula de literatura.

            Mas independentemente das escolas, por caminhos diversos, muitos são despertados muito jovens para este prazer que acompanhará toda a vida até que a visão se debilite. É algo que num determinado momento se revela em nossas vidas e a partir de então, numa sequência infindável, ao terminarmos um livro queremos imediatamente começar a leitura de outra obra. É um vício, mas novamente lembrando Mindlin, um vício cujo vírus queremos inocular em todas as pessoas. Mindlin ironizava, se tivéssemos uma vacina com este vírus poderíamos aplicá-la no recém nascido ou ainda no útero, pois a partir do prazer pela leitura a vida é outra coisa; ampliamos nossas mentes a cada livro devorado; percebemos a multiplicidade da experiência humana aprendendo com mais facilidade a enfrentar as tantas mudanças que a vida nos exigirá. Ler é talvez o maior aprendizado quando a questão é transformar nossa realidade.

            O prazer do prazer da leitura foi a chave para nascer o mundo moderno em que rápidas transformações da vida no planeta Terra tornaram-se mais e mais acentuadas. E hoje, no mundo contemporâneo que aponta para uma realidade que se transforma literalmente num piscar de olhos, a leitura é mais do que nunca prática fundamental para navegarmos ao futuro sem naufragar nos mares agitados do presente. A leitura é também a chave para aprendermos a conviver com milhares de pessoas que as redes sociais digitais colocam em nosso horizonte. Quando a questão é reconhecer a peculiaridade de outros indivíduos, não há prática e experiência humana mais enriquecedora do que a leitura.

            Enfim poderíamos mais e mais argumentar em prol da leitura, não faltam vantagens por este prazer dos prazeres... E sempre lendo.

Aproveito para aqui deixar meus parabéns ao Mundo Leitor que, há 4 anos, participa deste grande movimento de incentivo à leitura utilizando as novas mídias sociais, colaborando para que a cada dia mais pessoas descubram o prazer do prazer da leitura, nos passos do grande José Mindlin.

José Luiz Goldfarb
Ativista pela leitura nas redes sociais

Curador do Prêmio Jabuti  

Twitter:   
Facebook: Jose Luiz Goldfarb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mundo Leitor

É um mundo de palavras
rimadas ou não
pensadas, faladas
escondidas no coração

Mundo que é mágico
faz ser real a imaginação
Mundo que sonhei
E cantei numa canção

Mundo que é capaz
de me tirar daqui
Mundo que me dá paz
Pra dentro de mim posso fugir

Neste mundo me encontro
E as palavras me fazem um favor
Aqui eu sempre viverei
Aqui é o meu Mundo Leitor!


Autora: Dâmaris Góes

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...